Buscar um carro que traga versatilidade para o dia a dia não é tarefas das mais simples, porque não sobram tantas alternativas. Acredito que boa parte de vocês, já formados e inseridos no mercado de trabalho, sentem na pele a dificuldade de encontrar um carro que seja versátil para toda e qualquer situação, que possa carregar tudo o que você precisa no seu trabalho, carregar as compras de supermercado, e é claro, que caiba toda a família com conforto e segurança – afinal, é pra isso que nós trabalhamos né? Justamente por isso, fiz uma busca intensa nos últimos meses por um veículo que me atendesse em todos esses quesitos, além, é claro, de me suprir com bastante tecnologia. Foi isso que encontrei no novo Tiguan AllSpace Rline, que foi a melhor alternativa que encontrei na faixa de preço disponível no mercado, e que posso dizer com seriedade: “É pau pra toda obra!”

Tiguan AllSpace
Tiguan RLine – a minha escolha para 2020 – Foto: Kate & Diego Fotografia

Por exemplo: o novo Tiguan RLine tem me possibilitado visitar clientes, obras, viajar a trabalho e com a família, e sempre carregando tudo o que preciso. Por isso eu julgo (como opinião pessoal, é claro), a opção mais versátil do mercado.

É muito importante entender o potencial do Tiguan AllSpace Rline e todo engenheiro sabe que a nossa rotina de trabalho é extensa. Assim também, é essencial que o veículo sirva a família e o abaixo eu te mostro os motivos para te dizer que esse pode ser o SUV ideal para você!

Tiguan AllSpace Rline: O veículo ideal para engenheiros com família.

Embora o espaço interno seja um requisito dos SUVs, a realidade é que o Tiguan AllSpace Rline vai além disso. O veículo acelera feito um carro esportivo e chega aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos, ou seja, é bem forte. Nos grupos de carro pelo whatsapp a gente costuma chamar essa Tiguan de GTI SUV, justamente porque ela carrega o mesmo motor do já consagrado no mercado, Golf GTI.

Tiguan AllSpace
Painel de Instrumentos – Active Info Display – Foto: Kate & Diego Fotografia

É possível levar até sete ocupantes (contando o motorista) e atende mais uma necessidade: é bom para a família. Os dois bancos traseiros podem ser rebatidos e faz com que o porta-malas chegue a 1761 litros. É espaço que não acaba mais.

Quando preciso fazer uma viagem com os sete ocupantes, o bagageiro passa a ter apenas 216 litros e leva o essencial. Em resumo, dá para perceber que o veiculo atende bem o objetivo principal: servir a família e ser bom para o trabalho.

Além de ter todo o espaço que preciso, esse carro tem uma função hiper diferenciada: Se a gente chega com alguma coisa nas mãos e não tem como abrir o porta-malas, basta “passar o pé” ligeiramente em baixo do porta-malas e pronto, o mesmo abre sozinho (mas precisa estar com as chaves no bolso, ok?)

via GIPHY

Motorização: bom para a cidade, melhor ainda na estrada e regular nos pisos offroad

O motor é o 2.0 TSI e traz 220 cv, tendo 35,7 kgfm de torque e é ágil na cidade. Entretanto, é na estrada que o Tiguan AllSpace Rline se mostra como um verdadeiro esportivo, porque “anda muito”.

O câmbio é automático de sete marchas e com dupla embreagem, trazendo conforto para o condutor. Ao mesmo tempo, é possível adicionar o modo esportivo e ter trocas mais esportivas, sendo rápidas e suaves.

O Tiguan AllSpace Rline ainda tem outro benefício: o sistema 4motion oferece tração integral nas quatro rodas. O consumo, na gasolina, é bom para o veículo e faz 8,3 km/l na cidade, chegando a 12,2 km/l na estrada.

Tiguan AllSpace
Câmbio TSI Tiguan Rline – Foto: Kate & Diego Fotografia

Família x trabalho: O carro atende bem todas as necessidades

O Tiguan AllSpace Rline 2020 tem o preço de R$ 187.990,00 e é um dos competitivos do mercado. Por outro lado, é possível encontrar versões usadas com valores um pouco mais baixos (mas verifique o estado de conservação e se não passou por nenhum leilão antes, heim?). Outra opção, se você for empresário (e cumprir os requisitos mínimos exigidos pela Volkswagen), é comprar através da sua Pessoa Jurídica (PJ).

Imagine um dia, em que você precise deixar os filhos na escola pela manhã, visitar clientes em seguida. Logo depois, é a hora do almoço e pela tarde será necessário acompanhar as obras, por fim, levando os filhos de volta para casa.

Tiguan AllSpace
O conforto interno do Tiguan RLine é sem comentários – Foto: Kate & Diego Fotografia

Fica claro que o Tiguan AllSpace Rline atende bem esses requisitos e ainda serve bem as viagens, nos finais de semana. Da mesma forma, é uma compra segura e traz três anos de garantia, sendo uma bela opção para os engenheiros.

E aí, você arriscaria a compra em um Tiguan Rline? Se quer tecnologia, conforto, espaço e segurança em um único carro, eu apoio! Até o próximo Review de Engenheiro!

Tiguan AllSpace
Tiguan RLine 2020 – Foto: Kate & Diego Fotografia

Tiguan AllSpace Rline

8.1
Design 9.0
Potência 8.0
Consumo na cidade 6.0
Consumo na rodovia 8.0
Tecnologia embarcada 9.5

Pros

  • Tecnologia de sobra.
  • Chega a fazer 11km/l (com toda a potência e peso).
  • Teto panorâmico.
  • Active Info Display (Painel em TFT)

Cons

  • Apesar de potente, o carro é bem pesado e às vezes deixa a desejar em retomadas
  • Apenas uma opção de cor interior
  • Custo acima dos R$180.000,00
Eduardo Cavalcanti
Autor

Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

X